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Verificando a viabilidade do negócio – Coleta de Dados

Posted by Robson Nery Souza Garcia em segunda-feira (12), outubro, 2009

plano de negócioÉ comum aos empreendedores começarem seus negócios na euforia do seu sonho. Colocam a mão na massa, mas se esquecem de planejar seu negócio, que de acordo com uma pesquisa do SEBRAE entre os empresários brasileiros, o planejamento é a área de conhecimento mais importante nos primeiros anos de atividade da empresa.

Itens importantes deste planejamento são aonde quer chegar, como e quando. Estas informações são cruciais para não sua empresa não ficar nas estatísticas das empresas que fecham nos primeiros anos de atividade.

O plano de negócio é um documento essencial para medirmos o nível de viabilidade do negócio, e fornece informações valiosas para a montagem/manutenção do negócio. E lembre-se: nem sempre um negócio é viável, por mais que pareça uma grande idéia.

O plano de negócio dá uma visão mais ampla do negócio proposto ou já constituído. Com ele podemos obter informações como pontos fortes e fracos, necessidade de capital, lucratividade, despesas fixas e variáveis, identificar riscos através de simulações, mapear cliente e concorrentes, identificar diferenciais. Permite uma visão mercadológica, técnica, jurídica e organizacional do negócio, e inevitavelmente, uma melhoria no negócio pela riqueza de informações.

E mais o que podemos obter através do plano de negócio? Ele fornece uma visão clara de como o negócio irá funcionar. Assim teremos um documento formal que será usado como diferencial para obtenção de sócios, investidores, financiamentos e parceiros comerciais. Outra função do plano de negócio é poder comparar o que está sendo realizado com o previsto, podendo identificar problemas e corrigir rotas.

Elaborar o plano de negócio requer um esforço por parte do empreendedor. A coleta de informações ricas e confiáveis são de suma importância neste processo, que é a base para montar o plano de negócio. Neste primeiro momento vamos falar da Coleta dos dados. A coleta é a fase crucial do plano de negócio. Você deverá reunir informações sobre a sua empresa, sobre o mercado, sobre os produtos, classes sociais atingidas, áreas geográficas, enfim, tudo que pode influenciar os resultados de sua empresa positivamente ou negativamente. Para elucidar essa questão, é necessário pensar em alguns itens que devem ser atendidos (se estiver enquadrado em seu ramo de negócio):

Características da empresa:
especificar o nome, o que vou oferecer, a localização, produtos e serviços que vou oferecer, saber qual o meu know-how neste ramo de atividade.

Produtos/serviços:
listar cada produto e serviço oferecido, identificar quem vai produzir, como e também fornecedores de matéria prima; é importante saber períodos de influência no mercado desse produto, de suas matérias-primas; identificar o que diferencia meu produto/serviço e porque alguém compraria de mim; identificar concorrentes e comparar produtos/serviços em relação a preço, qualidade, atendimento, etc. e identificar o que posso melhorar para ganhar em competitividade.

Pessoal:
agora já podemos identificar a necessidade de funcionários, já que temos o que vamos produzir, quem e como; identificar capacidades e detalhar salários, encargos e definir modo de seleção.

Avaliação mercadológica:
identificar seus clientes, traças seus perfis; identificar hábitos de compra dentro do seu negócio; traçar o modelo de venda (direta, em domicílio); estimar ticket médio de cada cliente e por perfil; e determinar condições de pagamento; é importante não deixar de fora análises sobre comportamento governamental, evolução tecnológica, sazonalidade, em geral, fatores externos que podem influenciar no negócio.

Avaliação financeira:
identificar os itens que devem ser investidos no início do negócio (reforma, máquinas e equipamentos, taxas, etc.); identificar custos e despesas fixas, custos variáveis; impostos; definir custo unitário de cada produto/serviço; preço de venda; definir ponto de equilíbrio; definir o lucro estimado; modelo de retirada; questões relativas à abertura do negócio (taxas, procedimentos, consultorias, etc.); verificar o comportamento do setor.

Finanças Pessoais:
é importante levantar todos os bens, recebimentos, gastos pessoais, valores necessários para se manter, já que o negócio poderá influenciar diretamente na sua vida pessoal.

Tempo:
definir horário de trabalho e verificar tempo de retorno do investimento.

Em um próximo artigo vamos detalhar a montagem do plano de negócio.

4 Respostas to “Verificando a viabilidade do negócio – Coleta de Dados”

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