Alliance Gestão & Tecnologia

Tecnologia aplicada à administração e Processos Administrativos

Business Inteligence (BI) – Uma visão diferente

Posted by Robson Nery Souza Garcia em sexta-feira (9), outubro, 2009

biO termo BI significa Inteligência nos negócios, ter o máximo de conhecimento, de forma organizada e com o máximo de variáveis possível para ajudar no processo decisório. Muitos fazem uma analogia desse tipo de inteligência com a citação de Sun Tzu, em seu livro A Arte da Guerra, onde ele fala sobre todo o conhecimento necessário de fraquezas e virtudes de seus inimigos para conseguir planejar ações corretas.

Mas vamos falar de tecnologia. É interessante como a tecnologia pode mudar os rumos de um empreendimento. No atual cenário, com a globalização, o acesso a informação, a concorrência com mercados emergentes e com baixo custo de produção como a China, cria a necessidade de tomada de decisões cada vez mais just-in-time.

Essas decisões estratégicas são embasadas através de várias variáveis como economia, mercado, demanda, produção, matéria-prima, e a lista não para por aqui. É um trabalho árduo organizar todas estas informações e ainda mais custoso fazer a análise destas informações, levando em consideração ainda que teremos que analisar não apenas números frios e exatos, mas também os relacionamentos implícitos e explícitos entre cada par ou grupo de variáveis.

E como fazer tudo isso tendo como fator primordial o tempo ? O tempo do ciclo de vida de um  planejamento estratégico está se encurtando a cada iteração, e é comum ter que corrigir o rumo muito mais vezes do que o habitual. E para cada correção o gestor deve procurar agregar o máximo de informação possível, tanto do cenário atual quanto projeções de cenários futuros. É aí que a tecnologia faz a diferença!

Estamos acostumados com sistemas transacionais (ST). Registram dados sobre o cliente, as vendas, as compras, mostram o fluxo de caixa. Podemos dizer que ST é um sistema necessário a todas as organizações, que serve para operacionalizar a empresa. Mas o que fazemos com todas as informações armazenadas ? Relatórios ! É, na maioria dos casos, relatórios são gerados, analíticos ou sintéticos, que trazem um “resumo” do que foi o resultado operacional da empresa.

Precisamos de mais! Vamos pensar em um cenário simples para ilustrar tal necessidade:
Uma cafeteria que comercializa variados tipos de pães, doces e bebidas quentes e frias pode facilmente identificar em seus relatórios uma vendagem maior de pão de queijo e café nos dias frios, sanduíche natural e suco nos dias quentes e um equilíbrio entre os demais produtos em outros períodos.
Assim, o gestor vai indicar que produtos devem ser produzimos em maior escala e quais serão produzidos em menor escala. Mas será que estas informações foram realmente a base de conhecimento necessária à tomada de decisão deste gestor ? Então vamos abrir um pouco nosso pensamento para as questões que podem influenciar nos hábitos de consumo e também de relação entre produção (custo de matéria prima, disponibilidade) relacionados a esta cafeteria:  feriado, épocas festivas, datas especiais, véspera de verão, véspera de carnaval, época da seca (influencia e muito no preço do leito e seus derivados), época de produção de determinadas frutas e grãos necessários à produção de seus produtos, crise de alimentos, alta do dólar.

Vamos parar por aí. Um sistema transacional não fornecerá meios necessários para imputarmos tais variáveis e nem uma camada de aplicação com indicadores adequados (gráficos, imagens, relatórios diferenciados).

BI significa inteligência nos negócios, e é exatamente isto que esta técnica propõe, dar inteligência aos negócios coletando, organizando, transformando e disponibilizando informações, e assim transformando-as em conhecimento. Esse conhecimento é a base para extração de visões diferenciadas de seu negócio. Com base no cenário apresentado e com uma boa ferramenta de BI, seria simples extrair o comportamento de vendas no período da seca por exemplo (e esta análise pode ser por ano, por triênio, etc). E neste novo cenário, caminhar para outros níveis de detalhamento. Seria muito fácil relacionar este conhecimento extraído com o valor/disponibilidade de matéria-prima. Vimos então que, com base nas informações já existentes provenientes dos ST´s e que está disponível em todos os negócios informatizados, podemos gerar um conhecimento mais profundo e abrangente de nosso negócio, tomando decisões mais precisas.

E é para este fim que surgiram os Sistemas de Informação Gerencial, os Sistemas de Apoio à Decisão. São sistemas fortemente apoiados por técnicas de BI,  voltados para o refino de informações coletadas, disponibilizando-as de forma diferenciada, dando uma visão mais sumarizada e pertinente às tomadas de decisão nos vários níveis.

Como já foi dito, as informações geradas pelos sistemas transacionais são como ouro, precisam ser garimpadas e trabalhadas para vermos assim, podemos obter o maior valor possível. E o interessante é que podem vir de várias fontes: podemos extraí-las de nossos sistemas, comprar informações como clima, dados econômicos, previsões de mercado. Assim, o trabalho consiste em coletar, organizar e transformar estas informações em um formato adequado à análise.

Um processo para desenvolvimento de um sistema baseado em BI deve ser bem estudado, existem áreas de conhecimento a serem levantadas, fontes de informação que deverão ser mapeadas, necessidades dos gestores, transformações necessárias, preparação de cargas de dados, e algumas outras etapas que vamos abordar em um tópico mais técnico.

Até o mais simples dos negócios pode se beneficiar com acesso a estes sistemas, infelizmente, sistemas de BI ainda são uma realidade para as grandes empresas, até pelo foco dados pelas softhouses a este segmento.

Um abraço a todos, e obrigado pela audiência (recepção de autoridade ou pessoa grada a quem deseja ser ouvido por elas).

Uma resposta to “Business Inteligence (BI) – Uma visão diferente”

  1. Tiago Vieira said

    Excelente Blog Simples e Objetivo, estou querendo fazer uma faculdade na Area, e graças a voçês estou ficando cada vez mais interessado, boa sorte e Parabens pelo trabalho realizado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: