Alliance Gestão & Tecnologia

Tecnologia aplicada à administração e Processos Administrativos

Web 2.0. Entre nessa onda !

Posted by Robson Nery Souza Garcia em domingo (13), setembro, 2009

web20Com a revolução da informática e o acesso à informação por todos, a cada dia um novo termo surge em nossas vidas. WEB 2.0. É, uma nova onda que surgiu a cerca de 5 anos e hoje se consolidou não só como uma tendência, mas um novo conceito que veio prá ficar.

WEB 2.0 é um novo termo que compreende a nova tendência mundial baseando os produtos e serviços na plataforma WEB. O ponto alto dessa nova tendência são as redes de relacionamentos. Essas redes concentram hoje grande parte dos acessos dos internautas em todo o mundo.

O fenômeno não para de crescer. A necessidade do ser humano em se relacionar está cada vez mais satisfeita na web. São serviços variados, ecléticos e, acima de tudo, sem preconceito (pelo menos em partes). Hoje na web, existe um serviço de relacionamento voltado para todos, desde aqueles que apenas querem novos amigos, até grupos excluídos da sociedade.

Mas a WEB 2.0 não se limita às redes de relacionamento. Como foi dito, o conceito é baseado na forte tendência de produtos e serviços serem portados na web. Essa novo paradigma provê aos usuários de computador uma mobilidade incrível. De todos os cantos do mundo ele pode acessar seus serviços, suas comunidades, seus conteúdos de interesse de forma organizada, fácil e rápida.

Conceitos nascem deste novo conceito, como computação nas núvens, que tende a concentrar o processamento em servidores robustos e deixar as máquinas clientes cada vez mais magrinhas.

Semana passada, uma empresa de organização de eventos me procurou para um consultoria em relação à sua entrada no ramo de cobertura de eventos. Lembro-me que o ponto forte da conversa foi especificamente este. Como ele deveria usar essa nova tendência a seu favor. A necessidade dos consumidores em ficar cada vez mais perto, o sentimento de conforto que isso produz pode ser facilmente explorado com os novos serviços de relacionamento.

Hoje, Orkut, Twitter, Flickr, dentre outros, são serviços de relacionamento que as empresas devem explorar para divulgar seus produtos e serviços, se manter perto de seu público alvo. Essas redes tem como tendência, o compartilhamento de informações que podem ser muito benéficas para as empresas. Muitas empresa já estão explorando com sucesso essas comunidades, aprendendo a conviver com o feedback instantâneo em relação à sua produção e conseguindo um diferencial com isto. Um ponto a resaltar é que, nessas comunidades, você estará na linha de frente, e deve aprender a conviver com críticas mais pesadas, que podem ser revertidos através de uma atenção maior à essas comunidades. Melhor saber o que falam de você e poder responder a essas questões do que sofrer com críticas do boca a boca.

A interação entre empresa e seus consumidores está cada vez mais direta. Uma abordagem de sucesso hoje em dia é a troca de sites institucionais por blogs. É, na web, as coisas acontecem rapidamente e temos que acompanhar as tendências. O acesso aos blogs com conteúdo voltado aos usuários e não somente à empresa e seus produtos, ganham uma atenção especial dos internautas!

Acompanhe as tendências e saia na frente! A WEB ainda tem grandes revoluções pela frente e é um canal de comunicação de baixo custo se considerarmos as grandes mídias de massa e também o tempo de exposição!

Um abraço a todos. Espero o comentário de todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: