Alliance Gestão & Tecnologia

Tecnologia aplicada à administração e Processos Administrativos

Administração levada à sério até pela máfia!

Posted by Robson Nery Souza Garcia em terça-feira (8), setembro, 2009

Máfia japonesa

Máfia japonesa

Um artigo lido no site da ÉPOCA NEGÓCIOS me inspirou a escrever um pouco sobre contratação, escolhas e velhos hábitos de favorecimentos no Brasil.

O artigo mostrava a organização da Máfia Japonesa, que diante dos perigos atuais decorrente de uma nova lei anti-máfia que prevê que, o chefe da organização é o responsável legal pelos atos de seus contratados, iniciou um novo processo seletivo, mais rigoroso. É, querem agora mafiosos cada vez mais habilitados para a vaga. No processo seletivo havia questões sobre conhecimento de escutas telefônicas, roubo de carros e até em que situações entrariam em contato com os chefes da máfia.

Em síntese, a máfia quer acabar com seus pontos fracos, e dessa forma, se tornar menos vulnerável às ações da polícia no combate aos seus serviços.

Fazendo uma analogia com nossas empresas, deveríamos nos preparar para a guerra assim como a máfia. É comum nas empresas brasileiras, de micro e pequeno porte, a contratação via QI (é, quem indica). Este processo funciona na base da confiança, o funcionário que indica uma pessoa sempre deveria indicar baseada em seu conhecimento prévio dos requisitos do cargo os alinhado às competências de quem ele está indicando, e baseado nesta relação de confiança com seus empregados, muitas vezes os estágios de uma boa seleção são descartados.

Os tempos mudaram.  Anos atrás, um funcionário competente, comprometido com a empresa, somente indicava alguém, mesmo que de extrema competência, após passar um bom tempo relembrando ao candidato o quão importante era ele fazer jus àquela indicação, a dedicação necessária, a postura profissional, dentre mais uma série de frases nesta mesma linha.

Hoje, com a alta rotatividade no mercado de trabalho, essa relação de confiança está cada vez mais frágil. Os laços não são mais tão fortes quanto antes, o tempo para solidificar tal parceria está cada vez mais escasso. E logo, os interesses pessoais sobressaem aos interesses comuns.

É preciso comprometer as pessoas com os resultados da empresa, criar uma cultura organizacional forte, coesa. Fortalecendo a relação de confiança nas atitudes de todos os colaboradores e se resguardando, através de um processo seletivo sério, de uma possível má indicação. Caso contrário, a empresa vai sofrer com os efeitos calaterais de uma má contratação, a começar pelo alto custo de treinamento, a rotatividade, a contaminação do ambiente frente a uma contratação por indicação e sem resultado, e tudo isso culminando no despreparo competitivo perante o mercado que a cada dia “forma” clientes mais inteligentes e exigentes.  O processo deve ser aberto a todos, claro que sempre existirá um jogo de poder, e este deve existir pois a medida de confiança não é algo homogêneo , mas nunca descarte uma alternativa sem um bom respaldo técnico.

Em breve falaremos sobre os processos de seleção nas empresas. Como alinhar as competências aos cargos e também como pode ser interessante um programa de reposicionamento.

2 Respostas to “Administração levada à sério até pela máfia!”

  1. Junior said

    Fala Robson…. muito boa hein……
    isso é verdade meu amigo eu sei bem como isso acontece
    amigo do amigo do meu pai pede pra chama-lo pra trabalhar …. e quase sempre(ou sempre) nao da o resultados esperado …ou seja perca de tempo , perca de dinheiro , alem de outras coisitas mais…gera custos finais por causa da CLT … enfim empresa que tiver uma boa forma de avaliar seus futuros funcionarios com certeza ele ganhará com isso

    Abracos Amigao

    • Robson said

      É uma prática antiga e ultrapassada, mas infelizmente é amplamente utilizada por micro e pequenas empresas. Processos seletivos sérios são fonte de competitividade e também redução de custos, mas infelizmente é visto como custo para as empresas. Uma boa opção é terceirizar a contratação, criando assim uma imparcialidade no processo.
      Abração meu amigo, espero ver você aqui sempre ! E ajude a divulgar o Blog !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: