Alliance Gestão & Tecnologia

Tecnologia aplicada à administração e Processos Administrativos

Um pouco sobre brainstorming

Posted by Robson Nery Souza Garcia em quarta-feira (19), agosto, 2009

Olá, mundo!  Caramba, como é difícil o primeiro! Sobre o que escrever ??

É tanta idéia na cabeça que fica difícil organizar as idéias! Termos, siglas, métodos.. um monte de conceitos. Mas colocar no papel ficou difícil. Achei melhor organizar essas informações. Estou fazendo um brainstorming!

Acho que um bom tema para começar!

O brainstorming é uma técnica muito eficiente para colocar prá fora e organizar as idéias! Gosto de ver esta técnica como um poderoso processo criativo, de fácil aprendizado e também fácil dedicação. O ideal é que seja praticado por mais de uma pessoa, assim, podemos conflitar idéias, pensamentos para chegar em um objetivo comum relacionado com o maior número de idéias possível.

Basicamente, o brainstorming consiste em expor as idéias de forma aleatória, sem um pré-julgamento do que está sendo exposto. Nada de reprimir uma idéia, nada de constranger algum participante com restrições ou banalização de seus pensamentos. O processo criativo se dá principalmente pela desinibição dos participantes, assim, cada um se sente a vontade para falar, mesmo que seja algo realmente fora de contexto. Anote tudo. É, isso mesmo!  Coloque tudo no papel, cada idéia de forma sintetizada.

É incrível como o conflito de idéias cria uma gama de possibilidades dentro de assuntos exaustivamente pensados!

Após algum tempo, dê um descanso para sí e seus participantes. Deixe a mente descansar, o melhor é relaxar, abordar assuntos fora do contexto, seja o futebol do final de semana, a novela da noite. Nada de assuntos pesadas, relaxe, simplesmente tente desligar todos do contexto.

Agora é hora de “julgar”, mas de levinho! Em um processo democrático, começamos a discartar algumas idéias, se houver dúvida, deixe-a no contexto, isso não impede que ela seja descartada em um outro momento. Neste ponto, o leque está aberto, precisamos fechá-lo um pouco, não podemos ter vários caminhos a seguir. Lembre-se de nosso objetivo, que é chegar a uma “solução” em comum de forma colaborativa, criativa e eficiente.

Podemos perceber que neste ponto temos idéias de melhor qualidade e já conseguimos visualizar possibilidades. Algumas idéias vão estar conceitualmente ligadas e poderão ser abordadas em conjunto. Outras, serão vias de contra-mão, contraditórias e deverão ser respeitadas, mas vamos falar delas mais à frente.

A abordagem neste ponto é semelhante a primeira iteração, vamos repetir o processo, mas de forma mais rápida para cada idéia, qualificando mais o pensamento, agregando o conhecimento e criatividade de cada participante em uma idéia compartilhada. É muito excitante quando percebemos a integração da equipe e um ponto-chave, todos trabalham em conjunto, sem individualismo, sem aquela “posse” da idéia!

Assim, com mais iterações, o objetivo ficará cada vez mais palpável à equipe !

Agora chegou a hora de falar sobre as idéias contraditórias. Venho percebendo que, se existe idéias contraditórias às idéias qualificadas como caminho para o objetivo principal, elas nos fornecem indicadores importantes, que podem virar algumas premissas, identificar algum risco ou até agregar alguns de seus nortes à nossa idéia principal.

Lembrem-se, como já disse, é uma dinâmica muito poderosa e prazerosa, mas vai se adquirindo maior poder com a prática!

Ufa.. final do primiro post…

Pessoal, fiquem a vontada para compartilhar experiências vividas neste processo ou até com outras dinâmicas.

Um abraço a todos e até o próximo post.

Uma resposta to “Um pouco sobre brainstorming”

  1. Tulio said

    Bom dia. Muito legal amigo, parabéns.O começo normalmente mexe com nossa estrutura emocional. Fase passada, bola pra frente. Fiz questão de começar pelo seu primeiro post. Mande para mim seus telefones ou me liga. Tenho boas novidades.Abraço

    9896-2099 / 3337-8757(res)pela manhã

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: